Circle of Dust é um projeto de Rock Industrial formado por Klayton, inicialmente conhecido como Scott Albert, que agora é mais conhecido por seu projeto Celldweller. Durante seus primeiros anos, Circle of Dust, junto com contemporâneos Mortal e Deitiphobia, trouxe o Metal Industrial para a cena de Metal Alternativa Cristã.

Circle of Dust gerou inúmeros projetos descendentes como Klank , liderado pelo guitarrista Daren “Klank” Diolosa; As bandas pseudônicas de Klayton Argyle Park e Brainchild e Chatterbox, que contou com futuros membros do Stavesacre.
Depois de comprar de volta os direitos de todos os lançamentos do Circle of Dust, Klayton relançou o projeto em 2015.

Klayton formou o Circle of Dust em New York City após o fim da sua antiga banda Thrash dos anos 80 atrasados, a Immortal. Assinou com REX Records em 1991 e Klayton mesmo Gravou e Produziu todo o material do Circle of Dust. O álbum de estréia auto-intitulado, lançado pela REX em 1992, foi descrito como “Post Pretty Hate Machine Industrial Pop” (puts). No mesmo ano, Klayton, usando o pseudônimo Tox, se uniu ao presidente da gravadora REX, Doug Mann, no mesmo ano para criar Brainchild e lançar Mindwarp, que apresentava música mais intensa do que a estréia do Circle of Dust e exibia letras mais escuras de Cyberpunk-Esque. Que também eram em grande parte de natureza política e mais duras, guitarras de metal com influências de Thrash.

O já extinto programa de televisão MTV Sports usou parte da música “Deviate” para sua introdução por muito tempo. Após o lançamento de ambos os álbuns, Klayton também produziu a compilação Metamorphosis (1993), que coletou Outtakes do Circle of Dust, Mindwarp e Living Sacrifice’s Nonexistent, o último dos quais apresentou o trabalho de programação de Klayton.
A compilação também incluiu remixes de canções de Klayton de cada um desses três álbuns.

Em novembro de 2015, Klayton anunciou que havia obtido os direitos de todo o catálogo do Circle of Dust, incluindo a compilação Metamorphosis e o projeto Argyle Park e decidiu reviver o seu nome de Circle of Dust, afirmando no YouTube: “Eu … decidi mergulhar de volta para a produção como Circle of Dust para o novo álbum do Celldweller. Eu queria pegar o que estou fazendo agora e reinterpretá-lo da maneira que eu costumava produzir… Há um círculo oficial do Dust remix de “Jericho” no fim de um império… Há uma outra trilha que vem, brand-new, com o Circle of Dust envolvido na produção e estará em suas mãos antes do fim deste ano.”

Klayton também anunciou a re-lançamento de 2016 (com conteúdo de bônus) de todo o catálogo Circle of Dust em sua etiqueta FiXT.

Em 4 de março de 2016, Klayton lançou o remaster do álbum auto-intitulado 1992, que incluiu uma faixa bônus na edição de luxo, “Neophyte” do quinto álbum de estúdio que saiu em dezembro de 2016. Também incluído na edição de luxo há demonstrações instrumentais, um remix em “Nothing Sacred” de Blue Stahli, uma versão acústica de “Onenemy” e suas faixas instrumentais.

Redes Sociais