Clan of Xymox (também conhecido apenas como Xymox em várias partes de sua carreira) é uma banda de darkwave/gothic rock fundada em Nijmegen, Países Baixos, em 1983 por Ronny Moorings, Pieter Nooten, e Anke Wolbert. A EP Subsequent Pleasures foi auto-publicada com o nome Xymox, naquele tempo a banda tinha como membros Moorings na guitarra e vocais, sua namorada Anke Wolbert no baixo e vocais, e Pieter Nooten no teclado. Uma vez a banda encontrou Brendan Perry e Lisa Gerrard de Dead Can Dance, e eles ajudaram a banda nos shows no Reino Unido, e eles assinaram contrato com a gravadora 4AD Records.

Seu álbum de estreia foi intitulado com o nome recém adotado Clan of Xymox, foi lançado pela 4AD em 1985, e foi comparado com Joy Division e The Cure. Em 1986 eles lançaram seu segundo álbum, Medusa.

Logo depois, Clan of Xymox rompeu o contrato com 4AD, Pieter Nooten saiu da banda, o nome Xymox foi novamente adotado pela banda, que assinou contrato com a subsidiária da Polygram Wing. Em 1989 Twist Of Shadows foi o álbum que fez mais sucesso. E quando a Wing recusou o lançamento do próximo álbum, Metamorphosis Wolbert saiu da banda.

Mojca Zugna juntou-se à Moorings como baixista (e designer das capas dos álbuns) e dois álbum foram lançado pela gravadora independente Zok Records – Metamorphosis (1992) e Headclouds (1994).

Em 1997 novamente o nome Clan of Xymox é adotado pela banda, e o álbum Hidden Faces foi lançado. Banda faz grandes shows como participação especial em grandes festivais na Alemanha – Wave Gotik Treffen e Zillo -, onde dois single de Hidden Faces, “Out Of The Rain” e “This World” foram classificados no top 10 nas paradas independentes. Mais dois novos álbuns (1999 Creatures e em 2001 Notes From The Underground) seguiram-se, empregando guitarras e elementos eletrônicos em um som gótico pesado, que ganhou uma nova geração de fãs da subcultura gótica.

Redes Sociais