Soror Dolorosa é um grupo de Colde Wave Francês de Toulouse e formada em 2001.

O nome da banda foi inspirado por Hervé Carles (baixista) depois de ler o Livro de Georges Rodenbach Bruges-la-Morte, o trabalho de mergulhar seu leitor para um mundo simbolista cheio de paixão, saudade e tristeza. Soror Dolorosa também significa a Irmã Dolorosa (ou dor) em latim.

O grupo originalmente consistia de Andy (Black Night, Mütiilation , Black Death, Celestia, Darvulia, fornicação) na bateria, Frank (ex Funeraëll) na guitarra, Herve (por exemplo Funeraëll) no baixo e Christophe Guenot ( SixIDD de SIXISSIX ex Funeraëll). Após 2 anos e vários concertos a banda se separou em 2005. Em 2007 a formação estava com Andy nos vocais, Franck Ligabue na bateria, baixo e Hervé Emey (ex Contrast, Unscarred) na guitarra. Desde janeiro de 2012, Emey foi substituído por Nicolas Mons.

De 2001 a 2005, o grupo fez duas demos, fez vários concertos e mudou seu line-up com a chegada de Emey em 2003. 2005 é um ano de separação para o grupo. Eles mudam em Agosto de 2007 com Andy nos vocais e bateria, Franck Herve no baixo e guitarra Emey. Em seguida, uma terceira demo é gravada sem ser difundido, o Rock Gótico fica para sempre.

Soror Dolorosa vê o seu primeiro título lançado na compilação Poisoned Dead Frogs (Manic Depression) em de Março de 2008.

Em de Agosto de 2009, lançam Severance, o primeiro EP de seis músicas do Soror Dolorosa com o sele Inglês Todestrieb Records. Os shows se multiplicam, as músicas do Soror Dolorosa se espalham através da internet e pelos shows que passam a fazer.

Em de Fevereiro de 2011 o primeiro álbum de Soror Dolorosa “Blind Scenes”, gravado no Estúdio Drudenhaus (CNK, Alcest, Les Discrets, Varsovie, Necroblaspheme) gravado em Agosto de 2010, Lançado pela gravadora alemã Beneath Grey Skies (Northern Silence Productions).

O ano de 2012 foi dedicado à inspiração e encontros através de duas turnês européias e gravar o segundo álbum, mas começou primeiro por uma mudança muito grande. Por motivos pessoais, Emey não poderia se juntar a banda para a turnê e foi substituído na guitarra por Nicolas Mons (ex LYSART, ex HUMAN SHAME).

Em Fevereiro de 2012, Soror Dolorosa começa uma turnê de 17 datas com Alcest et Les Discrets para o novo álbum do Alcest, Journeys of the Soul, este Show foi o ponto alto na evolução do grupo, onde as peças do primeiro álbum ganharam mais vida sob os olhos dos fãs europeus. Andy Cantar adquiriu outra dimensão, jogando o espectador para um universo profundo, onde as emoções estão a flor da pele e onde a bateria de Franck combina com ritimo forte e emoção.

Redes Sociais